São João del Rey

A Criação do Universo Infinito

Só Jesus Tem Poder De Transformar Algo

Só Jesus Tem Poder De Transformar Algo
Jesus Cristo É O Rei do Universo Infinito, O Filho Unigênito do Altíssimo, Criador dos Céus de da Terra, Yeshua O Salvador

São João Del Rey Tem Jeito Jesus Cristo

Quem Se Voltar Para O Senhor Será Justificado

Quem Se Voltar Para O Senhor Será Justificado
O Amor Maior De Jesus Por Nós Os Seres Humanos Pecadores Mortais

São João Del Rey Tem Jeito Jesus

São João Del Rey Tem Jeito Jesus
Yeshua Jesus Cristo A Dádiva Maior do Altíssimo

* O Quinto do Ouro *

Em 1750, foi estabelecido que a Capitania Mineira pagaria a quantia fixa de cem arrobas (cerca de 1500 quilos) de ouro por ano. Os impostos foram uma das maneiras da metrópole transferir para si as riquezas da colônia. O mais comum era o dizimo, quase sempre cobrado por um contratador, que se obrigava a pagar ao Real Erário uma determinada soma em troca do que arrecadaria por sua própria conta. Com o declínio da produção, o valor não vinha sendo alcançado já há algum tempo. Assim o governo resolveu recorrer às derramas (uma espécie de imposto extraordinário).

* Tiradentes *

* Tiradentes *
O Mártir da Inconfidência

* A Conspiração *

O projeto dos conspiradores defendia a livre produção, com divergências políticas sobre o sistema de governo - Federativo ou Monárquico constitucionalista. Algumas propostas tinham sido levantadas como: a capital seria transferida para São João del Rei, ficando em Vila Rica a Universidade que seria fundada - a primeira do Brasil. Definiu-se a adoção da bandeira com o lema Libertas quae será tamem e o início do levante foi marcado para o dia da cobrança da derrama.Na condição de grandes proprietários e intelectuais de elite, membros influentes na sociedade passaram a propagandear a conspiração, que chegou a repercutir no Rio de Janeiro.Entre os mais importantes inconfidentes estavam: o tenente coronel Francisco de Paula Freire de Andrade, José Álvaro Maciel, Padre Carlos Toledo e Melo, Padre José da Silva Rolim, Inácio de Alvarenga Peixoto (um dos principais intelectuais do grupo, poeta e músico), Cláudio Manuel da Costa (advogado, escritor e poeta), Tomás Antônio Gonzaga (poeta e escritor), Domingos Vidal Barbosa, José Resende da Costa, José Aires. João Dias da Mota, Luís Vaz de Toledo Piza, Domingos de Abreu Vieira, Francisco Antônio de Oliveira Lopes e Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
No entanto, antes do dia marcado, um dos conspiradores, Joaquim Silvério dos Reis traiu o grupo, levando ao conhecimento do governador Luís da Cunha Menezes o levante.
A reação do governo foi imediata, a devassa foi completa. Cláudio Manuel da Costa foi tido como suicida, ainda que pairem dúvidas se ele não teria morrido assassinado, nos porões da Casa dos Contos, em Ouro Preto. Todos perderam bens, cargos e foram condenados ao degredo ou à prisão.
Joaquim José da Silva Xavier foi o único que teve um destino diferente, em 21 de abril de 1792, foi enforcado e esquartejado. Mas a idéia de um país livre e independente de Portugal estava lançada.
Cristina Ávila

* Cachoeira dos Cristais *

*  Cachoeira dos Cristais  *
Diamantina

Estrada Real

Estrada Real

* Estrada Real *

*  Estrada Real  *
A Mais Antiga Estrada de Minas