São João del Rey

A Criação do Universo Infinito

Só Jesus Tem Poder De Transformar Algo

Só Jesus Tem Poder De Transformar Algo
Jesus Cristo É O Rei do Universo Infinito, O Filho Unigênito do Altíssimo, Criador dos Céus de da Terra, Yeshua O Salvador

São João Del Rey Tem Jeito Jesus Cristo

Quem Se Voltar Para O Senhor Será Justificado

Quem Se Voltar Para O Senhor Será Justificado
O Amor Maior De Jesus Por Nós Os Seres Humanos Pecadores Mortais

São João Del Rey Tem Jeito Jesus

São João Del Rey Tem Jeito Jesus
Yeshua Jesus Cristo A Dádiva Maior do Altíssimo

*** Museu Ferroviário de São João del Rey ***


** O trem para Tiradentes continua um sucesso de público **
A Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) passou a administrar desde setembro de 2001 o complexo ferroviário de São João del Rei, em Minas Gerais. A concessão foi dada pelo Ministério dos Transportes ainda em caráter precário, pelo período de um ano, até que a Agência Nacional de Transportes Terrestres passe a regular efetivamente o setor. Sob nova administração, o museu foi reaberto eo trem de passageiros
entre São João del Rei e Tiradentes, que operava com apenas duas locomotivas, agora já dispõe de quatro máquinas a vapor.
O complexo ferroviário de São João del Rei, totalmente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reúne o maior acervo de locomotivas a vapor preservado e original de um mesmo fabricante - Baldwin - e de uma mesma ferrovia - a Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). No local existem quinze locomotivas Baldwin especialmente fabricadas para bitolinha de 0,76 m, sendo que apenas uma está sucateada. Seis estão operacionais, duas a lenha e quatro a óleo. As outras oito locomotivas estão completas, mas paradas - sete na rotunda, construída em 1882, e uma no museu da gare. O complexo guarda ainda outras três locomotivas de bitola métrica da antiga Rede Sul Mineira: duas Baldwin - uma delas cortada ao meio para demonstração - e uma alemã Schwartzkopff , além de diversos carros de madeira e até um carro funerário, com uma urna no centro para transportar caixão.

No final dos anos oitenta, o complexo de São João Del Rei recebeu a visita de descendentes da família Baldwin. Segundo relato de funcionários da ferrovia, os Baldwin - que chegaram a ser os maiores fabricantes de locomotivas dos Estados Unidos, antes das diesel-elétricas - nunca tinham visto tantas máquinas com sua marca preservadas.
E o que salvou estas locomotivas, num país que cortou e vendeu como sucata a maioria das máquinas a vapor, quando elas foram substituídas pelas diesel-elétricas?

O fato das locomotivas da Estrada de Ferro Oeste de Minas rodarem em bitolinha, impediu que elas fossem espalhadas por outras ferrovias todas em bitola métrica ou larga (1,60m). E como os fabricantes de maquinas diesel não produzisem equipamentos para bitola de 0,76 m,
a EFOM continúa operando a vapor.Em todo o Brasil, a tração a vapor foi substituída nas décadas de 1950 e 1960, mas ali as vaporosas trabalharam duro até o início dos anos 80. Chegaram a transportar 11 trens diários de cimento entre a fabrica de Barroso e Aureliano Mourão, em Lavras, onde a carga passava para bitola métrica e seguia até Maringá, no Paraná.
O destino final era a barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, a 420 quilômetros dali.Considerada uma das maiores obras do século passado, a Usina de Itaipu demandou tanta matéria-prima que teve que buscar fornecedores em todas as regiões do país, usando a ferrovia para trazer as mercadorias dos locais mais distantes. No pico da construção da barragem realizada entre 1975 e 1984 - do pátio de transbordo de Maringá saíam rumo a Foz 350caminhões por dia, com cimento, aço e outros produtos, segundo o livro institucional “Itaipu, a Luz”.
Depois disso, a maioria das locomotivas de São João Del Rei foi aposentada, mas o trem turístico para Tiradentes nunca deixou de operar.
Hoje as caldeiras usam óleo no lugar da lenha para produzir vapor. os fins de semana e feriados chegam aa circular seis trens diários pelos 12 quilômetros de linha ativos, de uma ferrovia que chegou a ter 729 quilômetros de extensão. A venda de bilhetes para o trem São João Del Rei-Tiradentes ( ida e volta custa R$ 14,00, adultos, e R$ 7,00 crianças) e o aluguel de espaços para eventos é suficiente para manter o complexo, segundo a FCA. Mas a empresa tem planos de recuperar as instalações através de parcerias com outras empresas.

*** Museu Ferroviário de São Jão del Rey ***
*** Museu Ferroviário de São Jão del Rey ***

*** O Sagrado Coração de Jesus que a todos Condúz ***

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* O Quinto do Ouro *

Em 1750, foi estabelecido que a Capitania Mineira pagaria a quantia fixa de cem arrobas (cerca de 1500 quilos) de ouro por ano. Os impostos foram uma das maneiras da metrópole transferir para si as riquezas da colônia. O mais comum era o dizimo, quase sempre cobrado por um contratador, que se obrigava a pagar ao Real Erário uma determinada soma em troca do que arrecadaria por sua própria conta. Com o declínio da produção, o valor não vinha sendo alcançado já há algum tempo. Assim o governo resolveu recorrer às derramas (uma espécie de imposto extraordinário).

* Tiradentes *

* Tiradentes *
O Mártir da Inconfidência

* A Conspiração *

O projeto dos conspiradores defendia a livre produção, com divergências políticas sobre o sistema de governo - Federativo ou Monárquico constitucionalista. Algumas propostas tinham sido levantadas como: a capital seria transferida para São João del Rei, ficando em Vila Rica a Universidade que seria fundada - a primeira do Brasil. Definiu-se a adoção da bandeira com o lema Libertas quae será tamem e o início do levante foi marcado para o dia da cobrança da derrama.Na condição de grandes proprietários e intelectuais de elite, membros influentes na sociedade passaram a propagandear a conspiração, que chegou a repercutir no Rio de Janeiro.Entre os mais importantes inconfidentes estavam: o tenente coronel Francisco de Paula Freire de Andrade, José Álvaro Maciel, Padre Carlos Toledo e Melo, Padre José da Silva Rolim, Inácio de Alvarenga Peixoto (um dos principais intelectuais do grupo, poeta e músico), Cláudio Manuel da Costa (advogado, escritor e poeta), Tomás Antônio Gonzaga (poeta e escritor), Domingos Vidal Barbosa, José Resende da Costa, José Aires. João Dias da Mota, Luís Vaz de Toledo Piza, Domingos de Abreu Vieira, Francisco Antônio de Oliveira Lopes e Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
No entanto, antes do dia marcado, um dos conspiradores, Joaquim Silvério dos Reis traiu o grupo, levando ao conhecimento do governador Luís da Cunha Menezes o levante.
A reação do governo foi imediata, a devassa foi completa. Cláudio Manuel da Costa foi tido como suicida, ainda que pairem dúvidas se ele não teria morrido assassinado, nos porões da Casa dos Contos, em Ouro Preto. Todos perderam bens, cargos e foram condenados ao degredo ou à prisão.
Joaquim José da Silva Xavier foi o único que teve um destino diferente, em 21 de abril de 1792, foi enforcado e esquartejado. Mas a idéia de um país livre e independente de Portugal estava lançada.
Cristina Ávila

* Cachoeira dos Cristais *

*  Cachoeira dos Cristais  *
Diamantina

Estrada Real

Estrada Real

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*  Estrada Real  *
A Mais Antiga Estrada de Minas